ufrgs-2019-ufrgs-vestibular-ufrgs-fisica-literatura-e-ingles-prova - Vestibular (2024)

Vestibular
alemomesso93 30/08/2024

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FÍSICA

01. No Sistema Internacional de Unidades (SI), utiliza-se o metro (m), o quilograma (kg) e o segundo (s),

respectivamente, como unidades de comprimento, massa e tempo. Em Astronomia, são definidas

unidades de medida mais apropriadas para o estudo de objetos astronômicos no Sistema Solar.

A tabela abaixo mostra a equivalência entre as duas notações.

SI Sistema de Unidades Astronômicas {aproximadamente)

Distância (m) 1 UA = 1,5 x 1011 m

Massa (kg) Massa do Sol (Mso1) = 2 x 1030 kg

Tempo (s) 1 ano = 3,15 x 107 s

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo, na ordem em que aparecem.

A órbita do planeta Netuno em torno do Sol tem um raio médio de 4,5 x 109 km. Essa distância

corresponde, aproximadamente, a ........ UA.

Júpiter, o planeta mais massivo do Sistema Solar, tem massa MJ aproximadamente igual a 2 x 1022 kg,

o que corresponde a ........ Mso1,

O módulo da velocidade da luz, c = 3 x 105 km/s, corresponde a, aproximadamente, ........ UA/ano.

(A) 30 -1,0 X 108 - 1,4 X 109

(B) 30 -1,0 X 10-8 - 6,3 X 104

(C) 3 -1,0 X 10-s - 6,3 X 101

(D) 0,03 - 1,0 X 10-s - 6,3 X 104

(E) 0,03 -1,0 x 108 - 1,4 X 109

PROVA DE FÍSICA

VESTIBULAR UFRGS 2020

02. Dois projéteis são disparados simultaneamente no vácuo, a partir da mesma posição no solo, com

ângulos de lançamento diferentes, 01 < 021 conforme representa a figura abaixo.

Os gráficos a seguir mostram, respectivamente, as posições verticais y como função do tempo t, as

posições horizontais x como função do tempo t e as posições verticais y como função das posições

horizontais x, dos dois projéteis.

400

,-,

E

'-'

>-

200

3 6 9 12 15 18

t(s)

900

,-,

E

._,,

X

600

300

x2

3 6 9 12 15 18

t(s)

Analisando os gráficos, pode-se afirmar que

400

,-,

E

._,,

200

300 600

x(m)

900

I - o valor inicial da componente vertical da velocidade do projétil 2 é maior do que o valor inicial da

componente vertical da velocidade do projétil 1.

II - o valor inicial da componente horizontal da velocidade do projétil 2 é maior do que o valor inicial

da componente horizontal da vel0cidade do projétil 1.

III- os dois projéteis atingem o solo no mesmo instante.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.

(B) Apenas II.

(C) Apenas I e III.

(D) Apenas II e III.

(E) I, II e III.

03. A figura abaixo representa um bloco de massa 2,0 kg, que se mantém em repouso, sobre uma

superfície plana horizontal, enquanto submetido a uma força F paralela à superfície e de intensidade

variável.

O coeficiente de atrito estático entre o bloco e a superfície vale 0,25. Considere g=lO m/s2

Assinale a alternativa que melhor representa o gráfico do módulo da força de atrito estático f e em

função do módulo da força aplicada.

f (N) f (N}

e

5

5

4

4

(A) 3

(D) 3

2

2

1

1

1 2 3 4 5 F(N)

1 2 3 4 5 F(N)

f (N)

f (N)

e e

5 5

4 4

(B) 3 (E) 3

2 2

1 1

1 2 3 4 5 F(N) l 2 3 4 5 F(N)

f (N)

e

5

4

(C) 3

2

1

1 2 3 4 5 F(N)

04. A figura abaixo mostra a imagem de um buraco negro na galáxia elíptica Messier 87, obtida através

do uso de um conjunto de telescópios espalhados ao redor da Terra.

No centro da nossa galáxia, também há um buraco negro, chamado Sagittarius A*.

Usando o Sistema Internacional de unidades, a relação entre o raio da órbita, R, e o período de

revolução T de um corpo que orbita em torno de um astro de massa M é dada pela 3ª Lei de Kepler

R3 =-; MT2 , em que G=6,67 x 10-11 N m2/kg2 é a constante de gravitação universal.

41'"

Quando T e R são expressos, respectivamente, em anos e em unidades astronômicas (UA), a 3ª Lei

de Kepler pode ser escrita como;: =M, em que a massa M é expressa em unidades de massa do Sol,

Msol,

Tendo sido observada uma estrela em órbita circular com R = 800 UA e T = 16 anos, conclui-se que

a massa do buraco negro na nossa galáxia é, aproximadamente,

(A) 2,0 x106 Msol.

(B) 6,4 x104 Msol,

(C) 2,0 x104,Mso1,

(D) 6,4 x103 Mso1.

(E) 2,0 x102 Mso1.

Instrução: As questões 05, 06 e 07 referem-se

ao enunciado abaixo.

Em 16 de julho de 1969, o foguete Saturno V,

com aproximadamente 3.000 toneladas de

massa, foi lançado carregando a cápsula

tripulada Apollo 11, que pousaria na Lua quatro

dias depois.

Disponível em:

gallery /39526jpg>.

Acesso em: 29 ago. 2019.

05. Em sua trajetória rumo à Lua, a espaçonave

Apollo 11 esteve sujeita às forças de atração

gravitacional exercidas pela Terra e pela Lua,

com preponderância de uma ou de outra,

dependendo da sua distância à Terra ou à Lua.

Considere ML = MT/81, em que ML e MT são,

respectivamente, as massas da Lua e da Terra.

Na figura abaixo, a distância do centro da Terra

ao centro da Lua está representada pelo

segmento de reta, dividido em 10 partes iguais.

li Ili IV V

Terra 2 4 6 8 Lua

Assinale a alternativa que preenche

corretamente a lacuna do enunciado abaixo.

Em sua viagem para a Lua, quando a Apollo 11

ultrapassa o ponto ........ , o módulo da força

gravitacional da Lua sobre a espaçonave passa

a ser maior do que o módulo da força

gravitacional que a Terra exerce sobre essa

espaçonave.

(A) 1.

(B) li.

(C) 111.

(D) IV.

(E) V.

06. O gráfico abaixo apresenta a posição vertical y

do foguete Saturno V durante os 15 primeiros

segundos após o lançamento (símbolos + ). A

linha contínua ajusta esses pontos com a

função y(t) = 1,25 t2

200 I ...

..-..

E

� 100

o 5 10 15

t(s)

Com base nesse gráfico, a energia cinética

adquirida pelo foguete após 10 s de voo é de,

aproximadamente,

(A) 937,5 MJ.

(B) 375,0 MJ.

(C) 234,4 MJ.

(D) 187,5 MJ.

(E) 93,8 MJ.

07. Na preparação para executarem tarefas na

Lua, onde o módulo da aceleração da

gravidade é cerca de 1/6 do módulo da

aceleração da gravidade na superfície da Terra,

astronautas em trajes espaciais praticam

totalmente submersos em uma piscina, em um

centro de treinamento.

Como um astronauta com um traje espacial·

tem peso de módulo P na Terra, qual deve ser

o módulo da força de empuxo para que seu

peso aparente na água seja igual ao peso na

Lua?

(A) P/6.

(B) P/3.

(C) P/2.

(D) 2P/3.

(E) SP/6.

08. A figura abaixo representa um pêndulo cônico:

um pequeno corpo de massa m, preso à

extremidade de um fio, gira, descrevendo uma

circunferência horizontal com velocidade

constante em módulo, e o fio forma um ângulo

8 com a vertical.

m

Te P são, respectivamente, a força de tração,

exercida pelo fio, e a força peso.

Considere as afirmações sobre o trabalho

realizado por essas forças.

I - O trabalho realizado pela componente

vertical da força de tração, 1Tlcos8, é nulo.

II - O trabalho realizado pela componente

radial da força de tração, 1Tlsen8, é nulo.

III- O trabalho realizado pela força Pé nulo.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.

(B) Apenas II.

(C) Apenas I e III.

(D) Apenas II e III.

(E) I, II e III.

09. A figura abaixo mostra dois corpos, identificados

como X e Y, cada um de massa 1 kg, movendo­

se sobre uma superfície horizontal sem atrito.

Os módulos de suas velocidades são vx = 4m/s

e vv = 6m/s.

Assinale a alternativa que preenche

corretamente as lacunas abaixo, na ordem em

que aparecem.

Se os corpos X e Y sofrem uma colisão elástica,

a energia cinética final do sistema é ........ .

Se os corpos X e Y sofrem uma colisão

perfeitamente inelástica, a energia cinética

final do sistema vale ........ .

Qualquer que seja o tipo de colisão, o módulo

da velocidade do centro de massa do sistema é

(A) l0J - 4J - 2m/s

(B) 10] - 2] - lm/s

(C) 26J - 1J - lm/s

(D) 26J - 1J - 2m/s

(E) 26J - 2] - lm/s

10. A figura abaixo representa esquematicamente

o braço e o antebraço de uma pessoa que está

sustentando um peso P. O antebraço forma um

ângulo de 90° com o braço.

Fs é a força exercida pelo bíceps sobre o

antebraço, e Fc é a força na articulação do

cotovelo.

Eixo

de

Rotação

Sendo o módulo do peso P = 50 N e o módulo

,

do peso do antebraço Pa = 20 N, qual é o

módulo da força Fs?

(A) 70 N.

(B) 370 N.

(C) 450 N.

(D) 460 N.

(E) 530 N.

11. O diâmetro de um disco de metal aumenta

0,22% quando o disco é submetido a uma

variação de temperatura de 100 ºC.

Qual é o valor que melhor representa o

coeficiente de dilatação linear do metal de que

é feito o disco?

(A) 22 X 10-3/ºC.

(B) 22 X 10-4/ºC.

(C) 11 X 10-4/ºC.

(D) 22 X 10-6/ºC.

(E) 11 X 10-6/ºC.

12. No início do mês de julho de 2019, foram

registradas temperaturas muito baixas em

várias cidades do país. Em Esmeralda, no Rio

Grande do Sul, a temperatura atingiu -2 ºC e

pingentes de água congelada formaram-se em

alguns lugares na cidade.

O calor específico do gelo é 2,1 kJ/(kg ºC), e o

calor latente de fusão da água é igual a 330 k.J/kg.

Sabendo que o calor específico da água é o

dobro do calor específico do gelo, calcule a

quantidade de calor por unidade de massa

necessária para que o gelo a -2 ºC se

transforme em água a 10 ºC. ·

(A) 355,2 k.J/kg

(B) 367,8 k.J/kg

(C) 376,2 k.J/kg

(D) 380,4 k.J/kg

(E) 384,6 k.J/kg

13. Uma amostra de gás ideal monoatômico encontra-se em um estado inicial 1. O gás sofre três

transformações sucessivas até completar um ciclo: passa do estado 1 para o estado 2 através de uma

compressão adiabática; depois, passa do estado 2 para o estado 3 através de uma transformação

isocórica; e, finalmente, retorna ao estado inicial 1, sofrendo uma expansão isotérmica.

Qual dos diagramas volume (V) x temperatura absoluta (T) abaixo melhor representa esse ciclo?

V

1

2

(A) (D)

2

3 3

T T

V

1 2

{B) (E)

2

3

T T

(C}

T

14. Uma máquina de Carnot apresenta um rendimento de 40%, e a temperatura de sua fonte quente é

500 K. A máquina opera a uma potência de 4,2 kW e efetua 10 ciclos por segundo.

Qual é a temperatura de sua fonte fria e o trabalho que a máquina realiza em cada ciclo?

(A) 200 K - 42 J.

(B) 200 K - 420 J.

(C) 200 K - 42.000 J.

(D) 300 K - 42 J.

(E) 300 K - 420 J.

15. Duas cargas negativas e uma carga positiva, as

três de mesmo módulo, estão arranjadas, em

posições fixas, de três maneiras distintas,

conforme representa a figura abaixo.

a .a a 2a a a

(1) (2) (3)

Assinale a alternativa que ordena corretamente

os valores da energia potencial eletrostática

armazenada U.

(A) Uc1) > U(2) = Uc3l

(B) Ucll > U(2) > U(3l

(C) Uc1) = U(2) = Li(3)

(D) Uc1) < U(2) < Uc3l

(E) Uc1) < Uc2) = Li(3)

16. No circuito da figura abaixo, todas as fontes de

tensão são ideais e de 10 V, e todos os

resistores são de 4 n.

e

_ _.. ..... ,-....

Quando a chave C for fechada, a potência, em

W, dissipada no resistor R, será de

(A) 1.

(B) 2.

(C) 3.

(D) 4.

(E) 5.

17. Em dada região do espaço, existem campos elétrico (E) e magnético (B), orientados

perpendicularmente entre si. A figura abaixo representa a situação.

B

;--...... .,·----+X

z

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que

aparecem.

Para que uma carga positiva movendo-se paralelamente ao eixo z atravesse essa região sem sofrer

desvio em sua trajetória, o módulo de sua velocidade deve ser igual a ........ e o sentido do seu

movimento deve ser ........ .

(A) IBI/IEI +z

(B) IElxlBI +z

(C) IEI/IBI +z

(D) IBlxlEI -z

(E) IEl/1B1 -z

18. A figura representa um ímã suspenso verticalmente ao longo do eixo de uma bobina ligada a um

galvanômetro.

A deflexão do ponteiro do galvanômetro para direita/esquerda indica que a corrente elétrica fluindo

na espira, vista desde o ponto de suspensão do ímã, tem sentido horário/anti-horário.

Em t = O, o ímã é liberado e cai. Considere três instantes de queda, (1), (2) e (3), mostrados abaixo.

Uid@\.l\&&'.\.fo/4 ½

(1)

Escolha a alternativa que indica, aproximadamente, a posição do ponteiro do galvanômetro nos

instantes mostrados acima.

(A)

o

·10

\

1 / +10

' \ /

mA

(1)

(B)

o

·10 \\ 1 / "º

' \ /

mA

(1)

(C)

-10 \ 1 t +10

' ' /

mA

(1)

o

-10 \ t / +10 ' /

mA

(2)

·10 \ � / "º

, l ,

mA

(2)

-10 \ 1/ +10 ' /

mA

(2)

' I

-10 \ 1/ '"

mA

(3)

·10, 1 J +10

' \. /

mA

(3)

o

•lO \ /1 / HO

' /

mA

(3)

(D)

·10 \ ? f' "º

' j /

mA

(1)

(E)

o ·'º'\_ l 1 +10

' \. /

mA

(1)

-10 \

1

Í +10 ' /

mA

(2)

o

'� ' I

•IO

\

I ,i.JO

mA

(2)

·10

'-

1 / +10

' \. /

mA

(3)

o

-10 '\ / "º ' /

mA

(3)

19. Na figura abaixo, O, P e Q representam três diferentes posições de um objeto real, e L é uma lente,

imersa no ar, cuja distância focal coincide com a distância da posição P à lente. As setas 1, 2 e 3

representam imagens do objeto, formadas pela lente.

l

1 2 3

·� ·� ·�

t

i

, ' 1

o p Q

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

A lente L é ........ , e as imagens do objeto quando colocado nas posições O, P e Q são,

respectivamente, ........

(A) convergente - 1, 2 e 3

(B) divergente - 1, 2 e 3

(C) convergente - 2, 3 e 1

(D) divergente - 3, 2 e 1

(E) convergente - 3, 2 e 1

20. Um bonito efeito de cor pode ser observado quando a luz solar incide sobre finas películas de óleo ou

água.

Ocorre que, quando um feixe de luz incide sobre a película, ele sofre duas reflexões, uma na superfície

anterior e outra na superfície posterior. Assim, esses raios de luz refletidos percorrem diferentes

caminhos, e sua superposição resulta em reforço de alguns comprimentos de onda e aniquilação de

outros, dando origem às cores observadas.

O fenômeno responsável por esse efeito é a

(A) difração.

(B) interferência.

(C) polarização.

(D) reflexão total.

(E) refração.

21. Uma onda sonora propagando-se em um meio fluido, com velocidade de módulo 1.440 m/s, sofre

reflexão entre duas barreiras de modo a formar nesse meio uma onda estacionária. Se a distância

entre dois nós consecutivos dessa onda estacionária é 4,0 cm, a frequência da onda sonora é

(A) 180 Hz.

(B) 360 Hz.

(C) 1.800 Hz.

(D) 3.600 Hz.

(E) 18.000 Hz.

22. Na figura abaixo, a onda 1 consiste em um pulso retangular que se propaga horizontalmente para a

direita. As ondas 2, 3 e 4 são ondas semelhantes que se propagam para a esquerda ao longo dessa

mesma direção.

= - - -t- - - - - -rn - - -

' '

� - - -�- - - -j-A - - ,l- - - -

! j" t

±1±

'

� .,,.. - -i- - - ,- - -1 - - -

' ' 1

(2)

' '

.. , .. ... ... ··i··

! l

(3)

... ... ···1·· ... ... ···i···

' '

!" ···(·· ... ···/··

1 1 !

' '

... ... ....... ... ... ·+· ... ··+·

(4)

As figuras abaixo representam interferências que ocorrem quando a onda 1 passa por cada uma das

outras ondas.

1 '

N - - w\w - YN =!- - w -jw = - -

'

N = w w'w = - =!= --,.. w =jw - ,_., -

1 ' '

» - m -)w ~ ~ =j- w w "')w - - ._

' ;

... •Y mi~ YA - =!» w - ... !•v ,,, ,.., -

l

N ,•• ,,, ~!w .,,., w, •Nj,.. W •- ""'lw - - -

'

l !

"' "'!Y, Y� Yh ,,_,,,,, ,;, <•• ""!W •� W -MI

(X)

'

y ,,, - -!- w - -, ... ,,, ,,, -i- - - -

1

" '" ,,, -(" - = v,jw ,,, "' "'i" --,.. --,.. --,..

' ' '

y ,,, ,,, "'Í" - - -i- ,,, - -i- - - -�

' ' '

1

.. .., ,.., -i- - - -1- ,,. ,,, -i- .,,, ..,. ......

' 1

Y ,.., ,,, "'!"' w ,.,., v,Jw ,,, m .wf" "' YA .,,

1

•• , .. '" N"j"' •-• r •vj,- "" ,., w'y, W. "'

(Y)

! 1 i

.. .. , ,... ,,,, .. ... , ..... .... ,,.. ,,. ,,, , .. i·• -

(Z)

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que

aparecem.

As formas de ondas X, Y e z resultam, respectivamente, da superposição da onda 1 com as ondas ........ ,

........ e ........ .

(A) 2 - 3 - 4

(B) 2 - 4 - 3

(C) 3 - 2 - 4

(D) 3 - 4 -: 2

(E) 4 - 2 - 3

23. No início do século XX, a Física Clássica começou a ter problemas para explicar fenômenos físicos que

tinham sido recentemente observados. Assim começou uma revolução científica que estabeleceu as

bases do que hoje se chama Física Moderna.

Entre os problemas antes inexplicáveis

,

e resolvidos nesse novo período, podem-se citar

(A) a indução eletromagnética, o efeito fotoelétrico e a radioatividade.

(B) a radiação do corpo negro, a 1 ª lei da Termodinâmica e a radioatividade.

(C) a radiação do corpo negro, a indução eletromagnética e a 1 a lei da Termodinâmica.

(D) a radiação do corpo negro, o efeito fotoelétrico e a radioatividade.

(E) a radiação do corpo negro, o efeito fotoelétrico e a indução eletromagnética.

24. Em 26 de abril de 1986, o reator 4 da usina

nuclear de Chernobyl, na atual Ucrânia,

explodiu durante um teste de segurança,

devido a uma combinação de erros humanos.

Esse foi o pior desastre nuclear da história.

Entre os resíduos radioativos mais poluentes

provenientes do desastre, estão os isótopos,

com a respectiva meia-vida entre parênteses:

Xenônio-133 (133Xe - 5,2 dias), Iodo-131 (1311 -

8 dias), Césio-134 (134Ce - 2 anos), Estrôncio-90

(9ºSr - 28,8 anos) e Césio-137 (137Ce - 32,2

anos). Atualmente, e por vários anos a seguir,

o 90Sr e o 137Ce são as principais fontes de

radiação na região afetada pela explosão.

A figura abaixo mostra, em particular, a cadeia

de decaimentos que leva o 137Ce ao isótopo

estável Bário-137 (137Ba).

1378· * 56 ª

(3)

Os processos indicados pelas setas (1), (2) e

(3) são, respectivamente, decaimentos

(A) p-, p- e y.

(B) p+, p- e p-.

(C) p+, p- e y.

(D) p-, p- e p+,

(E) p+, p+ e y.

25. Em maio de 2019, comemorou-se o centenário

do eclipse solar total observado desde a cidade

de Sobral, no Ceará, por diversos cientistas de

todo o mundo.

No momento em que a Lua encobriu o Sol,

câmeras acopladas a telescópios registraram,

em chapas fotográficas, posições de estrelas

que apareciam próximas ao Sol, destacando-se

as duas mais próximas, uma de cada lado,

conforme figura 1 abaixo.

Posição aparente das

estrelas •

durante o •• • •

eclipse. •

Alguns meses após o eclipse, novas fotografias

foram tiradas da mesma região do céu. Nelas

as duas estrelas estavam mais próximas uma

da outra, conforme figura 2 abaixo.

Posição real das estrefas

quando o Sol ♦ •• • •

(1)

estãem �

cutro lugar. (2)

A comparação entre as duas imagens mostrou

que a presença do Sol havia desviado a

trajetória da luz proveniente das estrelas,

conforme esquematizado na figura 3 abaixo.

Posição

apanmte

da estrefa

Traj.etôria da luz

�=::;::::---:..:.:::;.;:;::.:.::-=..::._..,. Posição

re.al

(3)

da estrela

Os desvios observados, durante o eclipse,

serviram para comprovar uma previsão

(A) das Leis de Kepler.

(B) da Lei da Gravitação Universal.

(C) da Mecânica Newtoniana.

(D) da Relatividade de Einstein.

(E) da Mecânica Quântica.

LITERATURA EM LINGUA PORTUGUESA

26. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as

seguintes afirma<;oes sobre a pe<;a Hamlet, de

William Shakespeare.

( ) Hamlet e incitado pelo espectro do pai a

vingar sua morte e busca descobrir por

quern o pai foi assassinado.

( ) Rei Claudio oferece recompensa a quern

descobrir o assassino do irmao.

( ) Hamlet finge-se de louco como forma de

vingar a morte do pai.

( ) Ofelia aceita o conselho de Hamlet e vai

para um convento.

A sequencia correta de preenchimento dos

parenteses, de cima para baixo, e

(A) V - F - V - F.

(B) V - V - F - V.

(C) F - V - F - F.

(D) F - F - V - V.

(E) V - V - V - F.

27. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as

seguintes afirmac;oes sobre o romance Ursula,

de Maria Firmina dos Reis.

( ) 0 romance e narrado em primeira pessoa

por Ursula, jovem negra escrava, que

aprendeu a ler com a patroa, D. Susana.

( ) Adelaide e a menina pobre que busca

ascensao social atraves do casamento,

como muitas mulheres faziam na epoca.

( ) A crftica ao modelo patriarcal esta

especialmente centrada nas figuras de

Tancredo e de seu pai.

( ) 0 romance caracteriza-se como

transgressor a prodw;:ao romanesca do

periodo, ao apresentar Tulio e Antero como

sujeitos constitufdos de humanidade.

A sequencia correta de preenchimento dos

parenteses, de cima para baixo, e

(A) V - V - F - F.

(B) V - F - F - V.

(C) F - V - V - V.

(D) F - F - V - V.

(E) V - V- V - F.

28. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirma<;oes sobre o Partenon Literario.

( ) Foi um empreendimento cultural, inaugurado em 1868, responsavel por 20 anos de atividades

culturais no Rio Grande do Sul.

( ) Publicou, durante uma decada, a Revista Mensa! do Partenon Literario.

( ) Contribuiu para a implanta<;ao do Regionalismo, adotando o tipo humano rural como base da

representac;ao artfstica.

( ) Inspirou-se no Romantismo de Jose de Alencar como forma de construc;:ao da identidade sul-rio­

grandense.

A sequencia correta de preenchimento dos parenteses, de cima para baixo, e

(A) V - V - F - F.

(B) V - V - V - V.

(C) V - V - F - V.

(D) F - F - V - V.

(E) F - F - V - F.

UFRGS - CV/2020 - LIT 15

Instru�o: As quest6es 29 e 30 referem-se a obra de Machado de Assis.

29. No livro de contos Papeis avulsos, "a recusa assfdua dos mitos", conforme Alfredo Bosi assinala em

ensaio sobre a obra machadiana, manifesta-se na crftica a teorias e a pretensas verdades, que sao

satirizadas.

A respeito dessa crftica nos contos, considere as afirma<;oes abaixo.

I - Ha, em "A chinela turca", a hist6ria de Duarte, um jovem escritor responsavel pela cria<;ao de

obras renovadoras da tradic;ao literaria, no entanto nao reconhecido pela crftica, que privilegia

apenas os autores consagrados.

II - Ha, em "O segredo do Bonzo", os personagens Patimau e Languru, considerados "grandes ffsicos

e fil6sofos", que arrastam consigo multidoes e "pessoas capazes de dar a vida por eles", pelas

ideias que divulgam, tais como a origem dos grilos e o princf pio da vida futura, contido na gota

de sangue de uma vaca.

III - Ha, em "A serenfssima Republica", conto cujo tftulo se refere ao nome de uma sociedade de

aranhas falantes, um governo que adotava um sistema eleitoral em que bolas corn os nomes dos

candidatos eram postas dentro de um saco, de onde se extrafam anualmente um certo numero

de eleitos para as carreiras publicas.

Quais estao corretas?

(A) Apenas I.

(B) Apenas II.

(C) Apenas III.

(D) Apenas II e III.

(E) I, II e III.

30. Em Papels avu/sos, ha pouca a<;ao, predominando exposl<;ao de doutrinas sobre o comportamento

humano, por meio do dialogo ou da fala de um personagem que assume a narrac;ao.

Esse recurso formal pode ser observado em

(A) "O alienista" e "A chinela turca".

(B) "A serenfssima Republica" e "Uma visita de Alcebfades".

(C) "O segredo do Bonzo" e "D. Benedita".

(D) "O emprestimo" e "Verba testamentaria".

(E) "Teoria do medalhao" e "O espelho".

31. Considere as seguintes afirmac;oes sobre os romances abalxo.

16

I - A personagem Bertoleza, de O corti90, representa um entrave as ambic;oes de Joao Romao de

ascender socialmente, razao pela qual ele planeja devolve-la ao seu antigo senhor, na condi<;ao

de escrava que era.

II - Euclides da Cunha narra, em "A luta", terceira parte de Os sertoes, as formas de organiza<;ao e

as estrategias de combate dos sertanejos, liderados por Antonio Conselheiro, que derrotam o

Exercito Republicano.

III- 0 personagem Ricardo Cora<;ao dos Outros, em Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima

Barreto, e um musico popular, que goza da estima da mais alta sociedade carioca, por ser a

expressao caracterfstica da alma nacional.

Quais estao corretas?

(A) Apenas I.

(B) Apenas III.

(C) Apenas I e II.

(D) Apenas II e III.

(E) I, Ii e III.

UFRGS - CV/2020 - LIT

32. Leia as seguintes afirmac;oes sabre os sonetos "Horas rubras" e "Suavidade", de Florbela Espanca.

I - Em ambos os sonetos, o sujeito lfrico discute o fazer poetico, ao lado da tematica amorosa.

II - Em "Horas rubras", o sujeito lfrico fala do amor sensual.

III- Em "Suavidade", o sujeito If rico fa la do amor fraternal.

Quais estao corretas?

(A) Apenas I.

(B) Apenas III.

(C) Apenas I e II.

(D) Apenas II e III.

(E) I, II e III.

33. No bloco superior abaixo,

,

estao listados movimentos literarios brasileiros; no inferior, caracterfsticas

desses movimentos.

Associe adequadamente o bloco inferior ao superior.

1. Barraco

2. Romantismo

3. Modernismo

( ) Utiliza manifestos coma grande meio de divulgac;ao das intenc;oes esteticas e ideol6gicas.

( ) Caracteriza-se como retorno a uma intensa religiosidade.

( ) Procura configurar os dilemas e as contradic;oes do ser humano.

( ) Busca a identidade nacional coma tematica, mantendo a forma conforme o padrao europeu.

A sequencia correta de preenchimento dos parenteses, de cima para baixo, e

(A) 3 - 1 - 1 - 2.

(B) 2 - 3 - 1 - 3.

(C) 3 - 1 - 2 - 2.

(D) 2 - 3 - 3 - 1.

(E) 3 - 1 - 3 - 2.

UFRGS - CV/2020 - LIT 17

34 . Considere o poema abaixo, de Oswald de Andrade, do livro Pau-Brasil, de 1925.

RIQUEZAS NATURAIS

Muitos metaes pepinos romans e figos

De muitas castas

Cidras limoes e laranjas

Uma infinidade

Muitas cannas dac;ucre

Infinite algodam

Tambem ha muito paobrasil

Nestas capitanias

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmac;oes sobre o poema.

( ) Insere-se no contexto do primitivismo das vanguardas do Modernismo brasileiro, remetendo

particulam,ente as propostas do Manifesto Pau-Brasil, de Oswald de Andrade.

( ) Constr6i imagens incompatfveis com os ideais de progresso e civilizat;ao, trazidos pelas vanguardas

europeias, inspiradoras do Modernismo brasileiro.

( ) Reforc;a os elementos naturais da paisagem, remetendo a "car local", tal coma o nacionalismo presente

em Jose de Alencar e Gonc;alves Dias.

( ) Descreve a exuberancia da natureza tropical, apropriando-se de maneira par6dica dos discursos dos

primeiros cronistas, que alardeavam as belezas naturais das terras recem-descobertas.

A sequencia correta de preenchimento dos parenteses, de cima para baixo, e

(A) F - V - F - F.

(B) V - F - F - V.

(C) V - F - V - V.

(D) F - F - V - F.

(E) V - V - F - V.

Instruc;ao: As questoes 35 e 36 referem-se a obra Sao Bernardo, de Graciliano Ramos.

35. Assinale a alternativa correta a respeito do romance.

18

(A) 0 romance inicia com uma discussao sabre o processo de escrita, que o narrador delega a pessoas

cultas, par julga-las mais capazes de representar literariamente os modos de falar da gente do

sertao.

(B) Paulo Hon6rio, apesar da realidade hostil e da decadencia moral e material que se abate sobre

ele, registra, ao escrever suas mem6rias, as amizades que acumulou ao longo da vida, o amor e

a harmoniosa convivencia ao lado da esposa Madalena.

(C) 0 sentimento de posse e de propriedade por bens materiais domina a personalidade de Paulo

Honoria, estendendo-se as suas relac;oes afetivas, concretizadas em termos utilitarios.

(D) A narrativa de Paulo Hon6rio e objetiva, seca e curta, uma vez que reflete a personalidade

autoritaria de seu autor, sem abrir espac;;o para indagac;;oes, hesitac;;oes, negac;;oes ou duvidas.

(E) A objetividade e a assertividade da escrita, diante dos fatos duros e crueis do mundo, impedem

que se desencadeie um processo de tomada de consciencia, revelador das contradic;;oes do

narrador.

UFRGS - CV/2020 - LIT

36. Considere as afirmac;oes abaixo, sabre o romance.

I - A obra esta integrada a Gerac;ao de 30, momenta do Modernismo brasileiro voltado sobretudo

para a representac;ao das contradic;oes entre o processo de modernizac;ao e o atraso das estruturas

patriarcais da sociedade brasileira.

II - As tensoes psicol6gicas do narrador e personagem Paulo Hon6rio conferem uma carga intimista

que enfraquece as pressoes da natureza e do meio social sabre as ac;oes do romance.

III - As tensoes psicol6gicas e a . problematizac;ao do processo de escrita caracterizam a obra, que,

assim, ultrapassa os limites do regionalismo, afeito ao descritivismo da paisagem local.

Quais estao corretas?

(A) Apenas I.

(B) Apenas II.

(C) Apenas III.

(D) Apenas I e II.

(E) I, II e III.

Instrm;ao: As questoes 37 e 38 referem-se a obra Qoarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus.

37. Um tema em Quarto de despejo e encontrado tambem no poema "O bicho", de Manuel Bandeira,

transcrito a seguir.

O bicho

Vi ontem um bicho

Na imundfcie do patio

Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,

Nao examinava nem cheirava:

Engolia com voracidade.

o bicho nao era um cao,

Nao era um gato,

Nao era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem.

Assinale a alternativa que identifica esse tema recorrente nas duas obras.

(A) A revolta ea indignac;ao daqueles que sofrem a miseria ea marginalizac;ao social.

(B) O problema da fome, que avilta a dignidade humana.

(C) A aceitac;ao da pobreza, que se tornou uma condic;ao inerente as sociedades modernas.

(D) A esperanc;a como forma de enfrentar o sofrimento da fome e de garantir a sobrevivencia.

(E)· 0 ato de escrever funciona como modo de driblar a fome.

UFRGS - CV/2020 - LIT 19

38. Leia os fragmentos abaixo.

Quando eu fui catar papel encontrei um preto. Estava rasgado e sujo que dava pena. Nos seus trajes

rotos ele podia representar-se como diretor do sindicato dos miseraveis.

2 de maio de 1958 [ ... ] Passei o dia catando papel. A noite meus pes dofam tanto que eu nao podia

andar.

14 de junho ... Esta chovendo. Eu nao posso ir catar papel. O dia que chove eu sou mendiga.

3 de maio ... Fui na feira da Rua. Carlos de Campos, catar qualquer coisa.

Depois fui catar lenha. Parece que vim ao mundo predestinada a catar. S6 nao cato a felicidade.

Considere as seguintes afirmac;6es sabre a ac;ao de "catar".

I - Relaciona-se ao tftulo da obra, uma vez que Quarto de despejo serve de metafora a situac;ao da

pr6pria personagem, que vive na favela como um objeto descartado.

II - Associa-se a atividade da escritora, que recolhe da experiencia de viver do lixo a pr6pria materia

para a sua criac;ao literaria. ·

III- Refere-se a descoberta dos diaries de Carolina pelo jornalista Audalio Dantas, grac;as ao qual ela

se torna uma escritora de grande sucesso editorial, condic;ao que lhe garante sustentabilidade

financeira e safda definitiva da miseria.

Quais estao corretas?

(A) Apenas I.

(B) Apenas II.

(C) Apenas III.

(D) Apenas I e II.

(E) I, II e III.

39. Leia o fragmento da canc;ao Funeral de um lavrador, feita par Chico Buarque de Holanda, em 1968, a

partir da obra Marte e vida Severina (Auto de Natal pernambucano), de Joao Cabral de Melo Neto.

20

E uma cova grande pra tua carne pouca

Mas a terra dada, nao se abre a boca

E a conta menor que tiraste em vida

E a parte que te cabe deste latifundio

E a terra que querias ver dividida

Estaras mais ancho que estavas no mundo

Mas a terra dada, nao se abre a boca

Considere as afirmac;oes abaixo, sobre o fragmento.

I - O tema da reforma agraria, recuperado por Chico Buarque de Holanda, tambem esta presente no

Auto de Joao Cabral de Melo Neto.

II - A magreza do lavrador faz a cova parecer um latifundio.

III- A morte, para o lavrador pobre, parece ser mais vantajosa do que a miseria em vida.

Quais estao corretas?

(A) Apenas I.

(B) Apenas II.

(C) Apenas III.

(D) Apenas II e III.

(E) I, II e III.

UFRGS - CV/2020 - LIT

Instru~ao: As quest6es 40 e 41 referem-se a obra As meninas, de Lygia fa*gundes Telles.

40. No bloco superior abaixo, estao listadas personagens do romance; no inferior, caracterfsticas dessas

persona gens.

Associe adequadamente o bloco inferior ao superior.

1. Lorena Vaz Leme

2. Lia de Melo Shultz

3. Ana Clara Conceic;ao

( ) E modelo, viciada em drogas, e divide-se entre o noivo rico e o amante traficante.

( ) Envolve-se na militancia polftica contra a ditadura e presencia a prisao de seu namorado.

( ) E culta, vive trancada em seu quarto-concha, possui um passado tragico, relacionado a morte do

irmao e a loucura do pai.

( ) E filha de mae baiana, vai para Sao Paulo estudar Ciencias Sociais, fugindo do passado sombrio

do pai, um ex-militar nazista.

A sequencia correta, de preenchimento dos parenteses, de cima

,

para baixo, e

(A) 3 - 2 - 1 - 3.

(B) 2 - 3 - 3 - 2.

(C) 2 - 3 - 3 - 1.

(D) 1 - 2 - 1 - 2.

(E) 3 - 2 - 1 - 2.

41. Leia o fragmento a seguir da obra, em que a personagem Lia conversa com o motorista de Lorena.

- A filha tambem lhe da alegria? Ele demora na resposta. Vejo sua boca entortar. - Essa moda que

voces tern, essa de liberdade. Cismou de andar solta demais e nao topo isso. Agora inventou de

estudar de novo. Entrou num curso de madureza.

- E isso nao e born? - S6 sei que antes de fechar os olhos quero ver a garota casada, e s6 o que

pec;o a Deus. Ver ela casada.

- Garantida, o senhor quer dizer. Mas ela pode estudar, ter uma profissao e casar tambem, nao e

mais garantido assim? Se casar errado, fica desempregada. Mais velha, com filhos, entende [ ... ].

- A Loreninha tambem fala assim mas voces sao de famflia rica, podem ter esses luxos. Minha filha

e moc;a pobre e lugar de moc;a pobre e em casa, com o marido, com os filhos. Estudar s6 serve pra

atrapalhar a cabec;a dela quando estiver lavando roupa no tanque.

Considere as afirmac;6es abaixo, a respeito da situac;ao da mulher, tema ilustrado no fragmento acima

e presente em outros momentos do romance.

I - 0 discurso do motorista e exemplo de postura patriarcalista, que desaprova a liberdade da mulher,

especialmente se ela for de classe baixa, pois a maior aspirac;ao que ela pode ter na vida e o

casamento.

II - A sexualidade feminina nao e tema tratado no romance, aparecendo apenas de modo difuso, a

fim de escapar da censura vigente a epoca de sua publicac;ao, em 1973.

III- As ideias de Lia mostram sua postura libertaria em relac;ao ao papel da mulher na sociedade,

contrariando as vis6es estereotipadas que a reduzem a um ser passivo e dependente dos homens.

Quais estao corretas?

(A) Apenas I.

(B) Apenas II.

(C) Apenas I e III.

(D) Apenas II e III.

(E) I, II e III.

UFRGS - CV/2020 - LIT· 21

42. Leia os segmentos abaixo do ensaio A nova narrativa, de Antonio Candido, sobre a ficc;ao brasileira a

partir da decada de 1960.

O esforc;o do escritor atual e inverso. Ele deseja apagar as distancias sociais, identificando-se com a

materia popular. Por isso usa a primeira pessoa como recurso para confundir autor e personagem,

adotando uma especie de discurso direto permanente e desconvencionalizado, que permite fusao

maior que a do indireto livre. Esta abdicac;ao estilfstica e um trac;o da maior importancia na atual ficc;ao

brasileira.

[ ... ]

Este animo de experimentar e renovar talvez enfraquec;a a ambic;ao criadora, porque se concentra no

pequeno fazer de cada texto. Daf o abandono dos grandes projetos de antanho. [ ... ] 0 fmpeto

narrativo se atomiza ea unidade ideal acaba sendo o canto, a cronica, o sketch, que permitem manter

a tensao diffcil da violencia, do ins61ito ou da visao fulgurante.

Considere as seguintes afirmac;oes.

I - 0 autor procura justificar a tendencia crescente de romances brasileiros narrados em primeira

pessoa, que se verifica ate hoje.

II - Os "grandes projetos" podem ser exemplificados em obras como o Cicio da cana-de-ac;ucar, de

Jose Lins do Rego, como os Romances da Bahia, de Jorge Amado, como O tempo e o vento, de

Erico Verissimo.

III- O autor procura justificar a emergencia de narrativas curtas no Brasil, coma o canto e a cronica.

Quais estao corretas?

(A) Apenas I.

(B) Apenas III.

(C) Apenas I e II.

(D) Apenas II e III.

(E) I, II e III.

43. Assinale a alternativa correta sobre o album Elis & Tom, lanc;ado em 1974.

22

(A) As canc;oes do album caracterizam-se como protesto a censura da ditadura civil-brasileira.

(B) O tom sombrio do album e marcado pelas canc;oes com tematica de perda e de morte.

(C) A canc;ao "Soneto da separac;ao" e musica de Tom Jobim, a partir do poema de Chico Buarque.

(D) A canc;ao "Mestre-sala dos mares" e uma homenagem a ac;ao de Joao Candido durante a Revolta

da Chibata, ocorrida em 1910.

(E) A canc;ao "Pois e" celebra o amor eterno, estabelecido a partir da convivencia diaria entre as

pessoas.

UFRGS - CV/2020 - LIT

Instruc;ao: As questoes 44 e 45 referem-se a obra

Bagagem, de Adelia Prado.

44. Leia as seguintes afirmac;oes sobre o poema

"Ensinamento".

I - O sujeito If rico mostra que o sentimento e

revelado pelas ac;oes das pessoas.

II - A cena recuperada mostra o gesto de amor

da mae para com o pai.

III- O ensinamento do poema e que o amor e

mais importante do que a instruc;ao.

Quais estao corretas?

(A) Apenas I.

(B) Apenas II.

(C) Apenas III.

(D) Apenas I e III.

(E) I, II e III.

45. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as

segu-intes afirmac;6es sabre poemas da obra.

( ) "Com licenc;a poetica" apresenta

intertextualidade com a obra de Carlos

Drummond de Andrade.

( ) "Seduc;ao" trata do homem amado,

prometido para o casamento.

( ) "Antes do nome" caracteriza-se como

reflexao sobre o fazer poetico.

( ) "Pascoa" caracteriza a velhice.

A sequencia correta de preenchimento dos

parenteses, de cima para baixo, e

(A) F - V - F - F.

(B) V - V - F - V.

(C) V - F - V - V.

(D) F - V - V - V.

(E) V - F - V - F.

Instruc;ao: As quest6es 46 e 47 referem-se a obra Feliz ano velho/ de Marcelo Rubens Paiva.

46. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmac;6es sobre a obra.

( ) 0 romance parte da mem6ria individual do protagonista e abrange a mem6ria coletiva, referente

a acontecimentos da hist6ria brasileira.

( ) Os fatos narrados no romance nao estabelecem relac;ao com o contexto social brasileiro, visto que

o narrador detem-se basicamente na recordac;ao de aspectos do acidente que o deixara

tetraplegico.

( ) O romance da voz a cultura de uma gerac;ao, nascida nos anos 1960, crescida nos anos 1970 e

que chega, na decada de 1980, em busca de novas alternativas polfticas e culturais.

( ) O romance configura-se como realizac;ao artfstica de carater subjetivo que nao se presta a reflexao

sabre o passado hist6rico.

A sequencia correta de preenchimento dos parenteses, de cima para baixo, e

(A) V - F - V - V.

(6) V - F - V - F.

(C) V - V - F - F.

(D) F - F - V - F.

(E) F - V - F - V.

UFRGS - CV/2020 - LIT 23

47. A prop6sito da obra, e correto afirmar que 48. Leia a cronica "Farra", de Millor Fernandes.

(A) o romance e marcadamente autobiografico,

sem deixar de abarcar reflex6es sabre a

epoca da redemocratizac;:ao no Brasil,

momento que despertava sentimentos de

euforia e duvida vividos pelas personagens.

(B) o romance foi escrito em epoca anterior a

Lei de Anistia, promulgada em 1979, no

governo de Joao Batista Figueiredo.

(C) a frase Mesmo com ditadura, o carioca

sabe usar o que tem de melhor: a praia

nao se aplica ao contexto do romance, pois

as ac;:6es narradas transcorrem em Sao

Paulo e Belo Horizonte.

(D) o narrador conta, em terceira pessoa, a

hist6ria de um adolescente envolvido em

um grave acidente que vai mudar

radicalmente a sua vida.

(E) a perda do pai na infancia e o acidente que

impede o protagonista de andar dao a ele

muita certeza sabre seu futuro, com

coragem para transmitir for<;a e li<;6es de

supera<;ao as pessoas.

Nossa modesta profissao - "artista" ou

"escritor" - tern uma incrfvel concorrencia

amadora. Todo medico, engenheiro, ou ffsico,

sempre desenha melhor do que nos; todo

arquiteto, bi61ogo ou construtor, nas horas de

folga, escrevem coisas que ... nem Flaubert, po!

Todos, naturalmente, esperando se aposentar

de suas coisas mais serias e profundas para se

dedicar full-time a estas (nossas) atividades e

provar que apenas nao tinham tempo

disponfvel. Mas se pensam que nao vou reagir,

estao enganados. Tambem estou apenas

esperando me aposentar para ser um militar

amador ou melhor, por que nao?, um

ginecologista amador. Ou nao pode?

Considere as seguintes afirmac;:oes sabre a cronica.

I - O uso de aspas em "artista" e "escritor" marca

a ironia em relac;:ao a profissoes reconhecidas,

coma medico, engenheiro ou ffsico.

II - 0 autor quer se aposentar para ser

,

ginecologista amador.

Ill- 0 uso da ironia permite discutir o que e ser

profissional ou amador.

Quais estao corretas?

(A) Apenas I.

(B) Apenas II.

(C) Apenas III.

(D) Apenas I e III.

(E) I, II e III.

49 . Assinale a alternativa correta sabre o romance a maquina de fazer espanh6is, de Valter Hugo Mae.

(A) O romance apresenta intertextualidade com o poema "Mensagem", de Fernando Pessoa.

(B) A morte da mae Laura leva os filhos a internarem o pai, Antonio Silva, no Lar da Feliz Idade.

(C) A relac;:ao com os filhos, Ricardo e Elisa, estreita-se depois da morte de Laura.

(D) O romance constr6i-se a partir da narra<;ao precisa e linear de Antonio Silva, que quer contar a

pr6pria hist6ria.

(E) A ditadura salazarista aparece na narrativa, atraves da participac;:ao de Antonio Silva na luta armada.

50. Assinale a alternativa correta sabre o romance Diario da queda, de Michel Laub.

24

(A) A doen<;a do pai ea notfcia da gravidez da esposa sao estfmulos para o narrador parar de beber.

(B) O narrador relembra a estreita relac;:ao que teve com o avo, motivo para escrever o diario.

(C) O diario do avo e marcado par revelac;:6es importantes sabre o passado de judeu imigrante.

(D) A narrativa constr6i-se coma diario, respeitando a forma tradicional, com registro de datas precisas.

(E) Os diarios do romance sao uma forma ludica de lidar com a mem6ria

UFRGS - CV/2020 - LIT

INGLÊS

Instrução: As questões 51 a 59 estão

relacionadas ao texto abaixo.

01. Juliet had a book open on her lap, but she was

02. not reading. She did not take her eyes from

03. what was going by. She was alone in a double

04. seat and there was an empty double seat

05. across from her. This was the space in which

06. her bed was made up at night. The porter was

07. busy at the moment, dismantling the car's

08. nighttime arrangements. ln some places, the

09. dark-green zippered shrouds still hung down to

10. the floor. There was the smell of that cloth, like

11. tent cloth, and a slight smell of nightclothes

12. and toilets. A blast of fresh winter air was felt

13. whenever anyone opened the doors at either

14. end of the car. The last people were going to

15. breakfast, other people coming back.

16. There were tracks in the snow, small animal

17. tracks. Strings of beads, looping, vanishing.

18. Juliet was twenty-one years old and already

19. the possessor of a B.A. and an M.A. in classics.

20. She was working on her Ph.D. thesis in

21. Toronto, but had decided to take some time

22. out to teach Latin at a private girls' school in

23. Vancouver. She had no training as a teacher,

24. but an unexpected vacancy at half-term had

25. made the school willing to hire her. Probably

26. no one else had answered the ad. The salary

27. was less than any qualified teacher would be

28. likely to accept. But Juliet was happy to be

29. earning any money at all, after her years on

30. stingy scholarships.

31. She was a tall girl, fair-skinned and fine-boned,

32. with light-brown hair that would not retain a

33. bouffant style, even when sprayed. She had

34. the look of an alert schoolgirl: head held high,

35. a neat rounded chin, wide thin-lipped mouth,

36. snub nose, bright eyes, and a forehead that

37. was often flushed with effort or appreciation.

38. Her professors were delighted with her - they

39. were grateful these days for anybody who took

40. up ancient languages, and particularly for

41. someone so gifted - but they were worried as

42. well. The problem was that she was a girl. If

43. she got ma,rried - which might happen, as she

44. was not bad-looking for a scholarship girl, not

45. bad-looking at all - she would waste all her

46. hard work and theirs. And if she did not get

47. married, her life would probably become bleak

48. and isolated - she would lose out on

49. promotions to men (who needed them more,

50. since they had families to support). Either way,

UFRGS - CV/2020 - ING

51. she would not be able to defend the oddity of

52. her choice, to defy what people would see as

53. the irrelevance, or dreariness, of classics, to

54. slough off that prejudice the way a man could.

55. Odd choices were simply easier for men, most

56. of whom would still find women glad to marry

57. them. Not so the other way around.

Adaptado de: MUNRO, Alice. Chance.

In: Runaway. London: Vintage, 2013. p. 52-53.

51. Considere as seguintes afirmações sobre o

texto.

I - As condições climáticas são perceptíveis

através do que Juliet vê pela janela do

trem e através da temperatura do ar.

II - Juliet aceitou uma proposta de trabalho

muito aquém de sua formação acadêmica

e experiência como professora.

III- Uma das hipóteses sobre o futuro de Juliet

combina a sensação de isolamento com a

dificuldade de obter promoções no

trabalho.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.

(B) Apenas II.

(C) Apenas I e III.

(D) Apenas II e III.

(E) I, II e III.

52, Assinale a alternativa correta a respeito do

texto.

(A) Juliet, apesar de sua juventude, sente-se

estimulada pelo reconhecimento

profissional, proporcionado pelo novo

emprego.

(B) Tanto casar quanto ficar solteira são

cenanos que a voz narrativa associa a

aspectos da vida profissional de Juliet.

(C) A escolha por cursar Letras Clássicas levou

Juliet a sair de sua casa em Toronto.

(D) O impacto de uma escolha acadêmica

potencialmente estranha, por parte de

uma mulher atraente, pode ser

socialmente atenuado por meio do

casamento.

(E) Juliet combate o preconceito de algumas

pessoas contra os livros clássicos, reagindo

com assertividade.

25

53. Considere as possibilidades de reescrita do segmento Juliet had a book open on her lap, but she

was not reading (1. 01-02).

I - Even though she was not reading it, Juliet had a book open on her lap.

II - Despite she was not reading it, Juliet had a book open on her lap.

III- ln spite of the fact that she was not reading it, Juliet had a book open on her lap.

Quais poderiam substituir o segmento, sem prejuízo do sentido original e da correção gramatical?

(A) Apenas I.

(B) Apenas II.

(C) Apenas III.

(D) Apenas I e III.

(E) I, II e III.

54. Considere as seguintes afirmações sobre o texto.

I - O segmento She was working on her PhD thesis (1. 20) indica um processo já finalizado no

momento descrito pelo texto.

II - O segmento Probab/y no one e/se had answered the ad (1. 25-26) faz alusão a uma situação

anterior ao momento descrito entre as linhas 1 e 15.

III- O segmento If she got marrled (1. 42-43) indica uma possibilidade para o futuro de Juliet.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.

(B) Apenas II.

(C) Apenas III.

(D) Apenas II e III.

(E) 1, II e III.

55. Associe as palavras da coluna da esquerda a seus respectivos sinônimos na coluna da direita, de

acordo com o sentido com que estão empregadas no texto.

26

( ) stingy (1. 30)

( ) snub (1. 36)

( ) dreariness (1. 53)

1. miserable

2. upturned

3. despair

4. meager

5. narrow

6. joylessness

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(A) 4 - 5 - 3.

(B) 1- 5 - 3.

(C) 1 - 2 - 6.

(D) 4 - 5 - 6.

(E) 4 - 2 - 6.

UFRGS - CV/2020 - ING

56. Considere as seguintes afirmações acerca da

descrição física de Juliet no texto.

I - O cabelo de Juliet não consegue manter

um determinado penteado, mesmo com o

auxílio de produto específico.

II - Os adjetivos fair-skinned (1. 31), /ight­

brown (1. 32) e bright (1. 36) denotam

cores claras.

III- A timidez e a retração de Juliet são

sugeridas pela cabeça baixa e pela

facilidade com que seu rosto fica corado.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.

(B) Apenas II.

(C) Apenas III.

(D) Apenas II e III.

(E) I, II e III.

57. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as

afirmações abaixo, acerca do texto.

( ) A palavra wou/d (1. 32) indica a

recorrência de uma situação.

( ) A palavra as (1. 43) poderia ser substituída

tanto por given that quanto por due to,

sem prejuízo da correção gramatical e do

significado original do texto.

( ) O segmento

,

who needed them more,

since they had families to support

(1. 49-50) poderia ser substituído por who

needed them more, inasmuch as they

had families to support, sem prejuízo

da correção gramatical e do significado

original do texto.

( ) o segmento Odd choices were simply

easier for men, most of whom would

sti/1 find women g/ad to marry them

(1. 55-57) poderia ser substituído por Odd

choices were simply easier for those

men who would still find women glad

to marry them, sem prejuízo da correção

gramatical e do significado original do texto.

A sequência correta de preenchimento dos

parênteses, de cima para baixo, é

(A) F - F -. V - V.

(B) V - F - V - F.

(C) F - V - F - V.

(D) V - F - F - V.

(E) V - V - V - F.

UFRGS - CV/2020 - ING

58. Considere as seguintes afirmações acerca do

texto.

I - A palavra who (1. 49) poderia ser

substituída por that, sem prejuízo da

correção gramatical e do significado

original do texto.

II - A palavra what (1. 52) poderia ser

substituída por which, sem prejuízo da

correção gramatical e do significado

original do texto.

III- As palavras whom (1. 56) e them (1. 57)

referem-se à mesma palavra.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.

(B) Apenas II.

(C) Apenas III.

(D) Apenas I e III.

(E) I, II e III.

59. Assinale a alternativa que poderia substituir

adequadamente o segmento s/ough off (1. 54).

(A) postpone

(B) prevent

(C) shake up

(D) shake off

(E) put away

27

In trução: As questões 60 a 66 estão

relacionadas ao texto abaixo.

01. "Mistrust all enterprises that require new

02. clothes," says EM Forster in A Room With a

03. View, adapting a quote . .. .. . .. Henry David

04. Thoreau. What a spoilsport. With the

05. acquisition of new and unusual kit comes the

06. chance to become someone fresher, sexier or,

07. at the very least, someone who is prepared to

08. give yellow a go.

09. The reason we are so desperate to buy or

10. borrow new clothes, says the academic and

11. broadcaster Shahidha Bari in her dever, subtle

12. book, is beca use they appear to bestow ........

13. us a charm and intellect that we can't quite

14. muster for ourselves. Yet the moment we

15. acquire that new coat or those new trousers,

16. we realise that nothing much has changed at

17. all. For no matter how fancy we look on the

18. surface, ........ we still come with metaphorical

19. trailing threads and odd socks.

20. Bari wants us to think not so much about what

21. clothes say as how they make us feel. Take the

22. suit. The one that she has in mind is worn by

23. Cary Grant in North by Northwest (1959).

24. Designed by Grant's Savile Row tailor, Kilgour,

25. French and Stanley, this suit combines a

26. ventless jacket with high-waisted, forward

27. pleated trousers. It is a suit ( or suits - during

28. the five month shoot Grant got through eight

29. replicas, since hanging from Mount Rushmore by

30. your fingertips involves a certain wear and tear)

31. that is simultaneously authoritative and

32. insouciant.

33. __ the appeal of the suit is that it doesn't

34. look as if it's trying too hard, Bari is convinced

35. that beneath that sheeny worsted surface, it is

36. doing important work. She is good at dresses

37. too. By rights, of course, they have no business

38. being in any modem woman's wardrobe.

39. Nearly a hundred years after it became

40. acceptable for "advanced" females to wear

41. "divided skirts" . .. .. . .. the tennis court, why

42. would anyone voluntarily shimmy themselves

43. into a garment designed to cling to one's body

44. while simultaneously restricting its movement?

45. Bari is particularly good on how a dress looks

46. while on a hanger - like a second skin waiting

47. for flesh and blood to make it live. It is this

48. sense of the dress as an alternative self that

49. makes it so potent, far more charged, say, than

50. well-cut trousers or Merino jumpers: "This

51. dress - not a poem, not a painting but a dress

28

52. - is something, maybe even all things, that we

53. are not." Which is why it is the item most likely

54. to be languishing, unworn, at the back of the

55. wardrobe, waiting for the moment when we

56. feel good enough - thin enough, feminine

57. enough, just enough enough - to put it on.

Adaptado de

< https:/ /www.3quarksdaily.com/3quarks

daily / 2019 / 06/ dressed-by-shahidha-bari-and­

the-pocket-two-books-on-thesecret-life-of­

clothes.html>.

Acesso em: 19 jul. 2019.

60. Assinale a alternativa que preenche

adequadamente as lacunas das linhas 03, 12,

18 e 41, respectivamente.

(A) from -

(B) from -

(C) of

to - under - on

on - underneath - on

on - under - in

(D) in - to - below - on

(E) from - to - underneath - in

61. Assinale a alternativa que preenche

adequadamente a lacuna da linha 33.

(A) Despite

(B) ln spite

(C) Although

(D) However

(E) Regardless

UFRGS - CV/2020 - ING

62, Assinale a alternativa que apresenta termos que, conforme empregados no texto, pertencem à mesma

classe de palavras.

(A) spol/sport (1. 04) - hlgh-walsted (1. 26) - authorltatlve (1. 31)

(B) academlc (1. 10) - fancy (1. 17) - ventless (1. 26)

(C) desperate (1. 09) - subtle (1. 11) - slmultaneous/y (1. 31)

(D) clever (I. 11) - sheeny (1. 35) - shlmmy (I. 42)

(E) lnsouclant (1. 32) - worsted (1. 35) - we/1-cut (1. 50)

63. Considere as seguintes afirmações acerca do vocabulário do texto.

I - A expressão g/ve yel/ow a go (1. 08) indica que amarelo não é uma cor popular para roupas.

II - A expressão wear and tear (1. 30) diz respeito aos vários ternos rasgados durante a gravação

do filme em que Cary Grant atuou.

Ili- O paralelismo das ocorrências da palavra enough permite afirmar que, na construção enough

enough (1. 57), o primeiro termo funciona como um adjetivo, ao passo que o segundo é um advérbio.

Quais estão corretas?

(A) Apenas 1.

(8) Apenas II.

(C) Apenas I e III.

(D) Apenas II e III.

(E) I, II e III.

64, Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as

afirmações abaixo, acerca do texto.

( ) O trecho Bari wants us to think not so

much about what clothes say as how

they make us feel (1. 20-21) pode ser

substituído por Bari wants us to think

more of how clothes make us feel rather

than of what they say, sem prejuízo da

correção gramatical e do significado original

do texto.

( ) O segmento it is (1. 47) pode ser omitido,

sem prejuízo da correção gramatical e do

significado original do texto.

( ) O trecho It is this sense of the dress as

an alternative se/f that(I. 47-48) pode ser

substituído por This sense of the dress as

an alternative self is what, sem prejuízo

da correção gramatical e do significado

original do texto.

( ) A palavra since (1. 29) pode ser substituíd.a

por as from, sem prejuízo de correção

gramatical e do significado original do texto.

A sequência correta de preenchimento dos

parênteses, de cima para baixo, é

(A) V - F - V - F.

(B) F - V - F - V.

(C) F - F - V - V.

(D) V - F - F - V.

(E) V - V - V - F.

UFRGS - CV/2020 - ING

65. Assinale a alternativa que contém o verbo

usado na mesma estrutura gramatical e função

sintática de Designed (1. 24).

(A) The outfit, which was sewn by my best

friend, won the competition.

(B) The actress had that dress created

specially for her.

(C) Custom-made, my friend's gown cost her a

fortune.

(D) Wasted jeans like this are trendy

nowadays.

(E) Unworn by my brothers for many years, that

suit was my choice for our sister's wedding.

66. Considere as seguintes afirmações sobre o texto.

I - Roupas novas nos dão satisfação e nos

fazem sentir inteligentes desde o momento

em que as compramos.

II - A expressão waltlng for f/esh and blood

(1. 46-47) denota a expectativa por parte das

mulheres de que a roupa se ajuste ao corpo.

III - O vestido é apresentado como uma peça

de vestuário associada a diferentes

situações da vida da mulher e a aspectos

de sua identidade.

Quais estão corretas?

(A) Apenas

,

1.

(B) Apenas III.

(C) Apenas I e II.

(D) Apenas II e III.

(E) I, II e III.

29

Instrução: As questões 67 a 75 estão

relacionadas ao texto abaixo.

01. The earliest experience of art must have been

02. that it was incantatory, magicai; art was an

03. instrument of ritual. The earliest theory of art,

04. that of the Greek phi!osophers, proposed that

05. art was mimesis, imitation of reality. It is at this

06. point that the peculiar question of the value of

07. art arose ......... the mimetic theory, by its very

08. terms, challenges art to justify itself.

09. Plato, who proposed the theory, seems to have

10. done so in arder to rule that the value of art is

11. dubious ......... he considered ordinary material

12. things as themselves mimetic objects,

13. imitations of transcendent forms or structures,

14. even the best painting of a bed would be only

15. an "imitation of an imitation." For Plato, art was

16. not particularly useful (the painting of a bed is

17. no good to sleep on), nor, in the strict sense,

18. true. And Aristotle's arguments in defense of

19. art do not really challenge Plato's view that all

20. art is ........ a lie. But he does dispute Plato's

21. idea that art is useless. Lie or not, art has a

22. certain value according to Aristotle because it

23. is a form of therapy. Art is useful, after all,

24. Aristotle counters, medicinally useful ........ it

25. arouses and purges dangerous emotions.

26. ln Plato and Aristotle, the mimetic theory of art

27. goes hand in hand with the assumption that art

28. is always figurative. But advocates of the

29. mimetic theory need not dose their eyes to

30. decorative and abstract art. The fallacy that art

31. is necessarily a "realism" can be modified or

32. scrapped without ever moving outside the

33. problems delimited by the mimetic theory.

34. The fact is, all Western consciousness of and

35. reflection upon art have remained within the

36. confines staked out by the Greek theory of art

37. as mimesis or representation. It is through this

38. theory that art as such becomes problematic,

39. in need of defense. And it is the defense of art

40. which gives birth to the odd vision by which

41. something we have learned to call "form" is

42. separated off from something we have learned

43. to call "content," and to the well-intentioned

44. move which makes content essential and form

45. accessory.

46. Even in modern times, when most artists anc:I

47. critics have discarded the theory of art as

48. representation of an outer reality in favor of the

49. ·theory of art as subjective expression, the main

50. feature of the mimetic theory persists. Whether

51. we conceive of the work of art on the model of

30

52. a picture or on the model of a statement,

53. content still comes first. The content may have

54. changed. It may now be less figurative, less

55. lucidly realistic. But it is still assumed that a

56. work of art is its content. Or, as it's usually put

57. today, that a work of art by definition says

58. something.

Adapted from: SONTAG, Susan. Agaínst

lnterpretatlon and Other Essays. Penguin Modern

Classics, Straus and Giroux, 2009. p. 3-4.

67. Select the alternative that contains the words

that fill in the gaps in lines 07, 11, 20 and 24,

respectively.

(A) For - Despite - moreover - in that

(B) Because - Since - thus - due to

(C) Because - Although - thus - considering

(D) Due to - Because - regardless - as long as

(E) For - Since - therefore - in that

68. Which alternative contains a correct statement

about the text?

(A) Despite their difterent views, Aristotle and

Plato have similar beliefs regarding the

relationship between art and truth, as well

as that between art and usefulness.

(B) Despite the fact that many artists and

critics have discarded the theory of art as

a subjective expression in favor of a theory

of art as representation of an outer reality,

art is still in need of defense, as society still

reproduces its earliest experiences with

art.

(C) The Greek theory of art has radically

changed throughout the years, but the

assumption that a work of art should say

something is still present nowadays,

despite some contemporary views by

artists and critics.

(D) As a result of the claims made by the Greek

theory of art, the defense of art remains

necessary today, a time when the content

of art may even be less figurative.

(E) According to Plato, the value of art was

dubious because it is an imitation, not the

real object, and this caused art to be seen

as incantatory and magicai, as objects

themselves were not considered to be real.

UFRGS - CV/2020 - ING

.

69. Mark the statements below with T (true) or F (false), according to the text.

( ) Plato's theory suggests that the value of art is questionable.

( ) Art has been expected to justify itself since people had their earliest experience with it.

( ) Rather than seen as a representation of reality, art is nowadays regarded as a subjective

expression by most artists.

( ) The dichotomy between form and content does not prevail, regardless of the contemporary view

of art as subjective expression.

The sequence should read, from top to bottom,

(A) T -T -T -F.

(B) F - F - F - T.

(C) T - T - F -F.

(D) F -T- T-T.

(E) T - F - T - T.

70. Consider the staternents about the uses of the word that in the following segments retrieved frorn

the text.

1 - ln must have been that it was incantatory(I. 01-02), it belongs to the sarne word class as in

that of the Greek philosophers (1. 04).

II - ln that of the Greek phi/osophers (1. 04), it belongs to the sarne word class as in proposed

that art was mlmesls, lmitation of reality (1. 04-05).

III- ln must have been that lt was incantatory (1. 01-02), it belongs to the sarne word class as in

proposed that art was mlmesls, lmitation of reality (1. 04-05).

Which ones are correct?

(A) Only I.

(B) Only II.

(C) Only III.

(D) Only II and III.

(E) I, II and III.

71. Select the alternative in which the word even has the sarne rneaning and grarnrnatical class as in the

fragrnent even the best palnting of a bed wou/d be on/y an "imitatlon of an lmitation. º

(1. 14-15).

(A) Courts usually have an even nurnber of rnernbers.

(B) The road ran even throughout the trip.

(C) The new rules helped even the cornpetition up.

(D) The rnarket can run even higher as big funds out rnoney back into stocks.

(E) The odds were even before the season started.

UFRGS - CV/2020 - ING 31

72. Consider the following statements.

I -The word /t(I. 22) refers to art(I. 21)

II -The word lt (1. 39) refers to the defense of art (1. 39)

III- The word its (1. 56) refers to art (1. 57)

Which ones are correct?

(A) Only I.

(B) Only II.

(C) Only III.

(D) Only I and III.

(E) I, II and III.

73. The words advocates (1. 28), scrapped (1. 32) and accessory (1. 45) can be replaced, without

change in meaning, by

(A) supporters

(B) lawyers

(C) defendants

(D) attorneys

(E) campaigners

- discarded - secondary

- retired - dependent

- considered - subsidiary

- regarded - complementary

- scratched - supplementary

74. Consider the following propositions for rephrasing the sentence Whether we conceive of the work

of art on the model of a picture or on the model of a statement, content sti/1 comes first

(1. 50-53).

I - Content still comes first regardless of whether we conceive of the work of an art on the model of

a picture or on the model of a statement.

II - Content, whether conceived on the model of a picture ar on the model of a statement, still comes

first.

III - Whether being conceived the work of art on the model of a picture or on the model of a statement,

content still comes first.

If applied to the text, which ones would be correct and keep the literal meaning?

(A) Only I.

(B) Only III.

(C) Only I and II.

(D) Only II and III.

(E) I, II and III.

75. Consider the use of

,the modal verb in the following sentence. 32 The earliest experience of art must have been incantatory, magicai. Select the alternative that best presents its negative form. (A) The earliest experience of art mustn't have been incantatory, magicai. (B) The earliest experience of art shouldn't have been incantatory, magicai. (C) The earliest experience of art mustn't be incantatory, magicai. (D) The earliest experience of art can't have been incantatory, magicai. (E) The earliest experience of art doesn't have to be incantatory, magicai. UFRGS - CV/2020 - ING

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Author: Tuan Roob DDS

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Author information

Name: Tuan Roob DDS

Birthday: 1999-11-20

Address: Suite 592 642 Pfannerstill Island, South Keila, LA 74970-3076

Phone: +9617721773649

Job: Marketing Producer

Hobby: Skydiving, Flag Football, Knitting, Running, Lego building, Hunting, Juggling

Introduction: My name is Tuan Roob DDS, I am a friendly, good, energetic, faithful, fantastic, gentle, enchanting person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.